4º Fórum Nacional de Museus


“Direito à Memória, Direito a Museus” foi o tema central dos debates do 4º Fórum Nacional de Museus. Realizado em Brasília, de 12 a 17 de julho, a quarta edição do evento foi uma culminância do processo de construção da Política Nacional de Museus (PNM) e sintetizou o esforço empreendido para articular, promover, desenvolver e fortalecer o campo museal brasileiro. O evento reuniu  representantes de diversos museus totalizando 1.500 participantes de todos os estados.

Uma integração dos profissionais das áreas da informação em torno da Política Nacional de Museus e, sobretudo, da proposição de diretrizes relacionadas a estes equipamentos culturais para o Plano Setorial de Museus.

Durante o evento, os participantes se dividiram em oito mini-fóruns para debater as propostas e diretrizes dos quatro temas transversais: Preservação, Aquisição e Democratização de Acervos; Formação e Capacitação; Gestão Museal e Educação e Ação Social.

O Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM reconhecendo a expressiva presença e a importância dos arquivos e bibliotecas de museus no contexto sistêmico das políticas informacionais desenvolvidas pelo campo museológico, promoveu, pela primeira vez, um minifórum especialmente dedicado a este setor. 

O trabalho no minifórum de arquivos e bibliotecas foi coordenado pelas pesquisadoras Vera Mangas, Museu da República e Ivana Parrela (Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade e Museu Padre Toledo – MG).

Neste minifórum contou também com a presença das bibliotecárias da REDARTE/RJ: Mary Komatsu Shinkado (Museu Nacional de Belas Artes e Presidente/IBRAM da REDARTE/RJ) e Eliane Vieira da Silva (Museu Histórico Nacional/IBRAM e Primeira Tesoureira da REDARTE/RJ), convidadas para participar das atividades para a construção de políticas e propostas para o setor. Destacamos também os representantes da área da biblioteconomia que colaboraram nas propostas como Lena Vânia Ribeiro Pinheiro. Professora/pesquisadora. Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação, CNPq/IBICT-ECO-UFRJ e Dr. Marcos Luiz Miranda. Diretor da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO, Rio de Janeiro.

Durante o fórum foram elaboradas, com a contribuição de representantes de todos os estados do país, as diretrizes do Plano Nacional Setorial de Museus.  O documento reuniu propostas aprovadas nos minifóruns e nas miniplenárias,  as diretrizes relativas à área na II Conferência Nacional de Cultura e as aprovadas na Plenária Nacional de Museus, em julho de 2010. As propostas vão compor o Plano Setorial da Cultura que será entregue formalmente em setembro ao Ministério da Cultura.
Leia mais: http://www.4forumnacionaldemuseus.com.br/blog/

Veja o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=09M4xdPmIT4

Anúncios

Sobre redarte

Bibliotecas, arquivos, museus de arte no Rio de Janeiro e em Niterói.
Esse post foi publicado em Confira e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s